17 de abr. de 2009

Europa Setentrional

Nós somos alunas da oitava serie,turma 81, Miriã e Bianca estamos a construir um trabalho de Geografia no qual tem o título EUROPA SETENTRIONAl.
Com nossa professora LÚCIA.

2 comentários:

Turma 81 - Geografia-Arruda disse...

e nosso trabalho esta nesse "link" é só copiar..

http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa_setentrional

Turma 81 - Geografia-Arruda disse...

ropa setentrional
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Europa Sententrional
Regiões da Europa como delineadas pelas Nações Unidas:

██ Europa Setentrional

██ Europa Ocidental

██ Leste Europeu

██ Sul Europeu

A Europa setentrional é a porção norte do continente europeu. Em muitos momentos essa região tem sido definida de maneira variada, mas atualmente quase consensualmente inclui:

* Os Países nórdicos, incluindo Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, assim como Åland, Ilhas Feroé e ocasionalmente Carélia, Península de Kola e Svalbard
* A República da Irlanda, a Ilha de Man e as Ilhas do Canal (ver também Leste Europeu)
* Estônia, Letônia, e Lituânia
* Áreas limítrofes do Mar Báltico e do Mar do Norte, e.g. Rússia ocidental, Polônia setentrional, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, e Alemanha sententrional.

Muitos desses países constituem a União Europeia, alguns deles têm origem viking.

A Divisão Estatística das Nações Unidas define Europa Sententrional como:

* Dinamarca
* Estônia
* Finlândia
* Islândia
* República da Irlanda
* Letónia
* Lituânia
* Noruega
* Suécia
* Reino Unido


Apresenta uma rede hidrográfica em que se destacam não só rios mas principalmente lagos. Exemplo de alguns lagos: Peipus, Vanern. Exemplo de alguns rios: Rio Ume, Rio Indai.

Os rios de maior destaque nascem na região dos alpes Escandinavos para a produção de eletricidade.

Essa região engloba a Noruega e a Suécia, localizadas na península escandinava, além de Finlândia, Islândia e Dinamarca; abrange também a Estônia, Letônia e Lituânia, que a partir de 1990 se tornaram independentes da então sinop. A inclusão desses países na região justifica-se por motivos econômicos e por sua proximidade étnica e cultural com os finlandeses. Na Noruega, Suécia e Finlândia, predominam a atividade pesqueira e a extração de madeira. É nessa região que ocorrem as mais baixas temperaturas de todo o continente europeu.

Os Alpes Escandinavos são principal formação montanhosa da região. Estendem-se próximos ao litoral, no sentido norte-sul. Suas elevações são acompanhadas de planaltos, com lagos e vales glaciais. Esses vales formaram-se pela erosão do gelo; posteriormente, foram invadidos pela água do mar. São os fiordes. Comuns sobretudo no litoral norueguês.

O verdadeiro muro montanhoso é acompanhado por fiordes a oeste e ladeado por planícies que se voltam em direção à Suécia, no litoral do mar Báltico.

Além de planícies alguns países da região possuem várias depressões criadas pela erosão glacial. Nessas depressões originaram-se diversos lagos, como se observa na Finlândia.

Antes do Século XIX, o termono ‘Nórdico’ ou “Setentrional’ era usado comumente no sentido de incluir a Rússia Européia, os Países Bálticos (naquela época Livônia e Ducado da Curlândia|Curlândia) e Groelândia.

Mais recentemente, quando a Europa foi submetida à região do Mediterrâneo (i.e. o Império Romano), todas as regiões próximas ao mar, incluindo Alemanha, os Países Baixos e a Áustria, passaram a ser associadas ao termo. Essa significação ainda é usada nos dias de hoje em certos contextos, como em discussões sobre Renascença Setentrional. Em tempos Idade Média|medievais, o termo “(Ultima) Thule" era usado para inferior a um local semi-mítico ao extremo norte do continente.

No contexto da União Européia, Dinamarca,Suécia, Finlândia, Alemanha, Bélgica e Países Baixos são freqüentemente vistos como pertencentes ao “Grupo do Norte”.

Atualmente o significado do termo é de natureza subjetiva, geralmente determinado pela visão geopolítica de quem nomeia. Isso significa também que a definição é largamente sócio-política, visto que não há justificativa para incluir a Inglaterra como parte a Europa Sententrional, enquanto excluem-se os Países Baixos


[editar] Clima

Em parte da Península Escandinava e da Rússia, o clima temperado continental — mais seco, com verões quentes e chuvosos e invernos extremamente frios — e o clima polar — com invernos rigorosos e verões curtos, que caracteriza uma parte da Península Escandinava e da Rússia européia.

[editar] Comentários

1. Os Países do mar Báltico, como um termo relacionado, também incluem Suécia, Finlândia, Alemanha, Polônia, Rússia, e às vezes Dinamarca.
2. O termo países bálticos, dependentemente de contexto, passou a ser comumente usado durante a Guerra Fria; dentro de contextos referentes à União Soviética, ou dentre as várias repúblicas soviéticas que formavam a URSS, o termo "os países bálticos" em referência às repúblicas soviéticas da Estônia, Letônia e Lituânia. O termo podia também ser usado para se referir a estes três Estados no contexto sua anexação pela União Soviética. Antes disso, o termo era usado, também contextualmente, durante o auge do Império Russo.
3. Escandinávia é um termo ambíguo que abarca alguns ou todos os países nórdicos.

[Esconder]Regiões do mundo

África

Magrebe · Norte · Centro · Sul · Ocidente · Oriente · Subsaariana

América

Norte (Central · Caribe) · Sul (Cone Sul)
(Latina · Anglo)

Ásia

Central · Oriente (Extremo Oriente) · Norte (Sibéria) · Sul (Subcontinente indiano) · Sudeste · Ocidente

Europa

Ocidente · Centro · Oriente · Norte · Sul


Oriente Médio Península Arábica · Cáucaso · Levante ·

Oceania

Australásia · Melanésia · Micronésia · Polinésia

Polar

Ártico · Antártica

Oceanos Oceano global · Ártico · Atlântico · Índico · Pacífico · Antártico
Veja também Continentes do Planeta

sinop
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa_setentrional"
Categorias: Geografia da Europa | Europa do Norte
Vistas

* Artigo
* Discussão
* Editar
* História

Ferramentas pessoais